Preste Atenção:





'' Este Blog não responde a perguntas sobre saúde na caixa dos comentários - não sou Médica -. É apenas um divulgador de informação. As fontes dos textos, tais como os autores que os escreveram, estão inseridos em cada postagem - source -. Muitos assuntos serão repetidos vezes sem conta em estilos diferentes. Tudo isto tem como propósito um estudo mais aprofundado e uma tomada de consciência mais alargada. Para encontrar o assunto de seu interesse, busque em etiquetas.''


quinta-feira

Oligoelementos

Os Oligoelementos e suas funções no Organismo

· MAGNÉSIO
Oligo elemento de primeira importância, o magnésio age sobre o sistema nervoso centar e o sistema nervoso simpático e também sobre o aparelho muscular; além disso, ele beneficia o equilíbrio do cálcio e intervém na contração normal dos músculos: logo, é indicado para as pessoas que sobrem de perturbações neuropsíquicas e aos deficientes cardíacos. O Mg, além do mais, intervém diretamente na luta contra certos germes infecciosos, em particular o colibacilo e o estafilococo, sobre os quais exerce uma ação lítica; finalmente, em certos casos, ele pode ser indicado nas dores de neurite, nas colites e nas insuficiências hepáticas funcionais.

· MANGANÊS
Este oligo-elemento de propriedades dessensibilizantes é um dos mais úteis para corrigir as disfunções. A eficácia de sua ação atua nos estados alérgicos, em casos de artrose, na fadiga habitual, nas manifestações de ansiedade e na disfunção da tireóide.
É também indicado em caso de atrites dolorosas, de asma, de urticárias, de coriza espasmódica, de febre do feno, de astenia matinal e em certos distúrbios digestivos que atingem sobretudo o estômago e o duodeno. Para reforçar sua ação terapêutica ele é, segundo o caso, associado quer ao cobre, quer ao cobalto.

· COBRE
Sua intervenção catalítica sobre o organismo é indispensável para a fixação do ferro nos glóbulos vermelhos do sangue, donde sua utilidade em caso de anemias e astenias: porém, suas maiores propriedades são a luta contra as inflamações e as infecções.
Associado ao manganês, reforça a ação deste nos estados alérgicos e nos reumatismos inflamatórios, regularizando e estimulando a ação das cápsulas supra-renais: sua prescrição permite ao organismo formar anticorpos e antitoxinas microbianas.

· COBALTO
Esse elemento desempenha uma função importante no metabolismo dos hidratos de carbono e desenvolve um efeito de vasodilatação sobre o sistema arterial, age, portanto, como hipotensor. Além do mais, por sua intervenção reguladora sobre o sistema nervoso simpático, é indicado em todos os tipos de manifestações próprias da disfunção do simpático.
Associado ao manganês, será prescrito na diátese neuroartrítica ou em caso de distúrbios circulatórios periféricos ou coronários.
Esse complexo é, pois, indicado para as cãibras, para o problema de peso nas pernas que se sucede ou não às flebites, assim como para as varizes ou úlceras varicosas.

· PRATA
Esse metal possui uma ação bacteriostática sobre o conjunto das bactérias- evitando sua multiplicação_assim como uma ção mais especificamente bactericida sobre os colibacilos.
Quando empregado sem combinações, esse oligo-elemento é indicado em inúmeros estados infecciosos como gripes, anginas, afecções rinofaringíticas e pulmonares; mas seu poder antimicrobiano aumenta ainda mais na presença do ouro e do cobre.

· OURO
O ourto, de um modo geral, estimula a atividade da célula viva; desmpenha uma importante ação antiinfecciosa, particularmente nas artrites reumatóides; associado ao cobre e à prata, é indicado em todas as manifestaões da diátese "anérgica". Logo, esse complexo age favoravelmente nas pessoas que sofrem de uma diminuição geral da vitalidade e que reagem mal contra as agressões microbianas ou virais.

· LÍTIO:
Esse metal alcalino exerce uma ação sobre o metabolismo da água e, por esse motivo, regulariza a relação sódio-potássio; mas ele age sobretudo sobre o psiquismo, combatendo os estados depressivos, a emotividade excessiva e a insônia.

· ALUMíNIO:
Prescrito sob forma de oligo-elemento é indicado sempre que houver uma baixa da vitalidade nervosa e cerebral, fadiga intelectual, retardo do desenvolvimento cerebral da criança: por fim, o alumínio age como regularizador do sono, sem ter, contudo, efeitos hipnóticos ou depressivos como acontece com os soníferos comuns."
OBS: Desconheço as normas a respeito dos oligo elementos, mas creio que somente um profissional no ramo poderá receitá-los separadamente para casos específicos. Fico com o conhecimento destes no que desrespeito a terapia floral e algum conhecimento relativo a botânica e fitoterapia que todo terapeuta floral deve possuir.
Este material deve servir para todos os que lêem com responsabilidade, pois estes oligo elementos fazem parte da vida, das nossas vidas, dos nossos alimento e de objetos mesmo que usamos no nosso dia à dia. Isolados é que eles,elementos, fazem parte da Oligoterapia propriamente dita.

MINERAIS
São elementos inorgânicos necessários ao organismo , para atuar como catalisadores ( aceleradores ) nas reações bioquímicas. Portanto , assim como as vitaminas , funcionam como coenzimas ( catalisadores ) possibilitando que o corpo realize rápida e precisamente suas atividades. São necessárias à composição adequada dos fluidos corporais , formação do sangue e ossos e manutenção da saúde do sistema nervoso. Os minerais são elementos que ocorrem naturalmente , encontrados na terra. As formações rochosas são feitas de sais minerais. Em milhões de anos de erosão , as rochas e pedras vão sendo quebrados em pequenos fragmentos , pó e areia vão sendo acumulados e forma-se a base do solo . Além desses ínfimos cristais de sais minerais , o solo está repleto de micróbios que os utilizam . Os minerais são então passados do solo às plan-tas , que são consumidas por animais herbívoros . O homem , por sua vez , obtém esses minerais utilizados pelo organismo ao consumir essas plantas ou animais herbívoros.

A importância dos minerais para o nosso organismo constitui ponto pacífico e sem discussão para a ciência médica .
Alguns são necessários em quantidades maiores - os macrominerais - Eles são requeridos em quantidades de 100 mg ou mais por dia .

Macrominerais

Cálcio
Fósforo
Sódio
Potássio
Magnésio.
Cloro .
Enxofre .

Outros são indispensáveis para o organismo, porém em quantidades bem menores -
os oligoelementos - Somente poucos miligramas ou traços são necessários diariamente . São também conhecidos como “elementos traço” .

Oligoelementos

Cobalto
Cobre
Cromo
Estanho
Ferro
Flúor
Iodo
Manganês
Molibdênio
Selênio
Silício
Vanádio
Zinco
Outro grupo, os minerais possivelmente essenciais, encontra-se sob constante investigação cientifica para identificação de suas funções biológicas :
Boro
Estrôncio
Germânico
Lítio
Níquel
Rubídio
Vanádio.

Vários desses possivelmente essenciais já foram associados com funções definidas , como é o caso do Boro na formação óssea , o Vanádio no metabolismo lipídico e glicídico , o Estrôncio na formação da matriz óssea .
Citarei a seguir , sucintamente , algumas funções dos minerais :

Cálcio -
Importante para condução de estímulos nervosos
Contração dos músculos
Contrôle da frequência cardíaca
Em excesso pode provocar cálculos renais ou piorar a tensão pré-menstrual .
Café e comidas muito salgadas aumentam a perda de cálcio pela urina .
pelo decréscimo da secreção gástrica de ácido clorídrico .

Fontes : sardinha , siri , e salmão ( com esqueleto ) , legumes , nozes , verdura , gema de ôvo , fígado , leite e derivados .

Magnésio -

Dificulta a formação de cálculos renais
Em grande quantidade é laxante
Promove o relaxamento muscular em repouso
Sua deficiência causa insônia , nervosismo , depressão , fraqueza muscular .
No meio extracelular das células nervosas , o cálcio faz o papel de estimulador enquanto o magnésio , o de relaxador .

Sódio -
Seu excesso pode causar inchaço , pressão alta , falta de potássio , problemas renais e cardíacos .
Está presente em todos os alimentos .
Uma colherzinha de chá de sal de cozinha ( cloreto de sódio ) contém 2 gramas de sódio.
Recomenda-se para quem não tem problema de hipertensão + ou - 5 gramas por dia .

Potássio -
Participa da contração muscular , condução nervosa , batimentos cardíacos , produção de energia e sintese de proteínas .
Alimentos ricos em potássio combatem a pressão alta .
Melhora o desempenho de atletas .
O potássio trabalha com o magnésio como um relaxante muscular em oposição ao cálcio que causa a irritação e contração muscular .
O potássio extracelular afeta os músculos estriados e pode causar paralisia quando em excesso .

Ferro -
É o mineral mais importante no processo de produção de energia no organismo . Enzimas ricas em ferro participam do processo de queima de açúcar .
Alimentos ricos em ferro : melado , ovos , vísceras , frango , germe de terigo , fígado .

Fósforo -
Participa da produção e armazenamento de energia , transmissão de informações biológicas , contração cardíaca .
Em atletas aumenta a resistência e combate a fadiga .

Cobre -
Também faz parte da hemoglobina ( responsável pelo transporte de oxigênio no organismo ) . Em excesso estimula o efeito dos Radicais Livres podendo induzir o câncer.

Zinco -
Principal protetor de sistema de defesa do organismo . Com a idade o zinco vai diminuindo . Aumenta a potencia sexual masculina e a libido ( desejo sexual ) . Participa da formação da insulina .

Boro -
É importante para a prevenção e tratamento da osteoporose na menopausa . Auxilia o desenvolvimento da musculatura . Parece ser útil na artrite .

Cromo -
É considerado o mineral-traço ( ou oligoelemento ) mais importante para evitar a intolerância à glicose ( hipoglicemia , hiperglicemia ou diabetes ) .

Mânganes -
Importante eliminador de Radicais Livres .
Sua deficiência está relacionada com a fragilidade dos ossos , problemas cardíacos , arritmias cardíacas , diminuição da produção de insulina .

Selênio -
Sua deficiência leva à catarata , distrofia muscular , depressão , necrose de fígado , infertilidade , doenças cardíacas e câncer . É um excelente antioxidante pois tem a capacidade de eliminar o peróxido de hidrogênio dos tecidos e de proteger os eritrócitos do acúmulo do mesmo .

Flúor -
Combate as cáries . Também ajuda no combate à osteoporose ( fluoreto ) .

Enxôfre -
É componente das vitaminas do complexo B .Não há descrições específicas sobre sua deficiência ou sobre seu excesso .

Iodo -
É o componente básico dos hormônios da tireóide .
A deficiência de iodo no período fetal ou no recém-nascido pode causar cretinismo . A deficiência em crianças e adultos resulta em bócio ( aumento da tireóide para poder compensar a falta de iodo ) . Iodo em excesso pode resultar em bócio tóxico (aumento da tireóide devido ao hipertireoidismo) .
Fontes : Sal iodado , Alimentos marinhos , Aditivos alimentares .

Molibdênio -
Participa na formação óssea . crescimento e metabolismo .
Excesso de molibdênio parece interferir com o metabolismo do cobre .
Fontes : Grãos integrais , frutas e vegetais .

Selênio -
É importante porque é um componente da enzima que protege os glóbulos vermelhos do sangue contra a destruição .
O selênio pode substituir parte da vitamina E , necessária para a antioxidação .
Fontes : Carnes , Alimentos marinhos grãos .

Cobalto -
Componente da vitamina B12 . Esta vitamina é a única fonte nutricional conhecida deste micromineral .
Fontes : Vísceras .

Vanádio -
Mineral que recentemente foi aceito como necessário ao ser humano , está envolvido com o metabolismo dos carbohidratos , especialmente da glicose . Estudos demonstraram que a ausência do mineral na dieta provoca problemas com o crescimento e na reprodução .

São quatro os pontos tratados pela Terapia Ortomolecular (Oligoterapia)
Ø Repor substancias que faltam, no organismo;
Ø Eliminação de substancias toxinas:
Ø Auto da concentração de determinadas substancias;
Ø Combater o excesso de radicais livres.

E o Radicais Livres o que são? São moléculas que apresentam um numero número impar de elétrons em sua órbita externa, ou melhor, um elétron desemparelhado. A instabilidade faz com que as moléculas removam elétrons de outras substancias a fim de se estabilizarem, mas causando com isso uma reação em cadeia, e isso prejudica diversas estruturas celulares, identificada na OXIDOLOGIA como Estresse Oxidativo, que se manifesta no individuo na forma de estresse químico, emocional, físico e infeccioso e por conseguinte aumenta o risco do individuo adquirir mais doenças.

Onde buscar Nutrientes na Alimentação

Cálcio: agrião, brócolis, beterraba, limão, laranja, cenoura, acelga, salsicha, amêndoas, nozes, levedo de cerveja, algas marinhas, sardinha e salmão.

Enxofre: agrião, repolho, brócolis, couve flor, maçã, alface, alho e cebola.

Cobre: cenoura, alface, acelga, ostra, beterraba, e maçã.

Ferro: carnes vermelhas, mexilhões, e amêndoas.

Fósforo: nozes, avelãs, salsicha, couve flor, maçã, laranja e peixe.

Iodo: rabanete,, cebola, algas, e frutos do mar.

Magnésio: brócolis, cenoura, maçã, uva, laranja, repolho, beterraba, banana, amêndoas, nozes, fígado, vegetais verdes escuros e dente de leão.

Potássio: salsicha, salsão, cenoura, agrião, banana, frutas cítricas.

Silício: morango, maçã, alface, cenoura, castanha do Pará, amêndoas, banana e pimentão.

Selênio: castanha do Pará, repolho, brócolis, salsicha, salsão, cenoura, frutos do mar.

Sódio orgânico: salsão, cenoura, beterraba, alcachofra.

Manganês: uva passas, abacaxi, beterraba, repolho e nozes.

Zinco: camarão, ostras, sardinha, semente de abóbora, e sardinha.

Molibdênio: verduras verdes e escuras, principalmente escarola.

Flúor: frutos do mar.

Cobalto: mexilhões e carnes.

Cromo: levedo de cerveja, mexilhões, banana, maçã e alface.

Vanádio: peixes de água marinhos profundas, (arenque, cavalinha, salmão atum e sardinha).

Meditações

  • 1/1/1999 - A imunidade decresce com o stress. Não por acção directa do stress mas porque o stress absorve do organismo os oligoelementos - zinco, cobre, magnésio, fósforo, selénio - que são fundamentais para as defesas orgânicas. (Afonso Cautela)

1/2/1999 - Provavelmente, progride-se mais no combate à doença se, em vez de atribuir tudo ao vírus ou à bactéria, se pensasse um pouco mais em termo de terreno orgânico.
E se, em vez de dividir e classificar as doenças em infecto-contagiosas e as que o não são, preferíssemos, por exemplo, considerar algumas dessas alegadamente infecto-contagiosas , as «doenças do comportamento» ou «estilo de vida», já que considerá-las iatrogénicas ou doenças da medicina ainda é tabu.
É o caso da chamada sida que, sendo claramente uma doença do comportamento, nada se progredirá o seu combate medicamentoso, continuando a pisar os trilhos do vírus, do infecto-contagioso e da transmissibilidade.
É o caso das doenças auto-imunes. É o caso do lupus e da candidíase. É o caso das alergias. É o caso das hepatites. Etc.
Em medicina, todos os exclusivos levam à catástrofe, além de não serem nada científicos como constantemente os detentores desta estranha ciência se arrogam. (Afonso Cautela)
  • Uma doença é uma obra alquímica ao negro não seguida de transmutação, quer dizer, uma iniciação falhada. - Jacqueline Bousquet, biologista.
  • É a própria vida que o hemisfério cerebral direito sente, mede e identifica, reconhece. Trata-se, com efeito, de medir planos frequenciais diferentes, porque tudo o que vive, vibra; há continuidade vibratória no nosso universo, não o vazio. Somente gamas e harmónicas diferentes. O hemisfério cerebral esquerdo parece funcionar ao nível das frequências em relação com uma certa densidade de matérias (a qual é apenas campos frequenciais complexos, partículas elementares em movimento) enquanto o hemisfério cerebral direito parece capaz de identificar os sistemas de organização complexos da matéria, os movimentos e inter-relações dos planos de medida do hemisfério cerebral esquerdo. - Guy Londechamp, in «Symphonie du Vivant»

  • O cancro, no Planeta Terra, deve ter exactamente a Idade da Queda: 41 mil anos.
    Com a Queda perdeu-se o conhecimento alquímico da Vida e, portanto, surgiu a energia (do Cancro) da anti-pedra filosofal.
    Só pela Alquimia , pelo renovo do conhecimento alquímico e da Cura Iniciática, se pode voltar à Era antes da Queda, ou seja, à 1ª Idade de Ouro.
    Que não quererá significar Paraíso mas apenas uma terra sem Cancro.
    Entra Alquimia , sai Cancro. Sai a Alquimia, entra o Cancro.

    A diferença entre a vida (qualquer ser vivo) e um automóvel, é que o ser vivo é um fim em si mesmo e o automóvel não (Afonso Cautela).

quarta-feira

PARACELSO DESCONHECIDO

Livros na Mão», «A Capital», 11-9-1990] [24/8/1990] - A reabilitação póstuma de Paracelso, que teve o seu auge ao longo de todo o século XIX, assenta afinal em bem pouca coisa, a julgar por uma leitura retrospectiva das suas obras: um punhado de intuições fulgurantes, aquém e para além do tempo, é talvez o que resta de uma obra que, em vida do autor ( 1493-1521), foi sistematicamente vilipendiada pelos invejosos da época, inclusive pelos mais dilectos discípulos como esse misterioso Oparinus, canalha que assume o recorte refinado do clássico traidor. Como se para cada Jesus tivesse sempre que haver um Judas. E a verdade é que, em certos aspectos, Paracelso até nem era nenhum santo.

Resta dele, hoje, portanto, a lenda que se vai formando quando são grandes as lacunas na vida e na obra de um autor: Paracelso é também o mito que dele fizeram as dezenas de obras sobre a sua personalidade controversa, surgidas pró e contra, nos mais diversos países da Europa, durante o século XIX.

Entre as intuições que se podem citar a título de exemplo, que nele assinalam um «contemporâneo do futuro» e que dele fazem um profeta só tardiamente reconhecido como tal, é de sublinhar a que escreveu sobre a predestinação, na qual desenvolve uma ardilosa «teoria do castigo divino como causa das enfermidades», teoria que coincide, em muitos pontos, com a lei cármica das cosmogonias orientais (hindu, tibetana, chinesa) mas que no Ocidente, quer pela via greco-latina, quer pela via judaico-cristã, foi sempre letra morta.

Esta «teoria do castigo divino» é claramente desenvolvida por Paracelso em uma das raras obras suas que não se perderam, o «Tratado da entidade de Deus» , aparecido no «Quinto Livro, não pagão, acerca das entidades morbosas» incluído no segundo «Paramirum» (o primeiro foi um dos muitos livros seus que se perderam).

A reabilitação em força de Paracelso, poderá dever-se, portanto, ao facto de ele ter, numa cultura analfabeta e sórdida, introduzido alguns conceitos que, sendo lugares-comuns na sabedoria universal, sempre se ignoraram numa cultura como a ocidental, caracterizada pelo puro analfabetismo e pela mais dessorada e arrogante das ignorâncias.

TRADUZIR PARACELSO

Traduzir para a língua portuguesa, em 1990, o «Livro das Ninfas, Silfos, Pigmeus e Salamandras e de Outros Espíritos» deveria entender-se, portanto, como um primeiro contributo para o conhecimento do desconhecido Paracelso. Só que não é. Tratando-se da parte «morta» de um autor que tem, no entanto, muita coisa ainda viva para mostrar(as tais intuições acima referidas), esta tradução deverá funcionar apenas com objectivos de erudição, como actualização para os estudantes e estudiosos de artes e letras. Fica, entretanto, por conhecer o precursor de algumas banalidades de base que tanta falta continuam fazendo na cultura ocidental.

A tradução de Paracelso, agora empreendida, funciona assim no âmbito estritamente universitário, com o objectivo de rever matéria dada e fornecer fontes bibliográficas fidedignas pouco acessíveis aos alunos de Letras, eruditos, investigadores e especialistas, necessitados de quem lhes facilite e tarefa.

Neste contexto, o livro de Paracelso agora editado em língua portuguesa pela Cooperativa de Serviços Culturais « A Páginas Tantas», com um estudo minucioso de Teolinda Gersão, onde principalmente se assinala o papel de Paracelso no posterior surto romântico que assolaria a Europa, como um solene aviso das fontes a que era urgente recorrer, poderá dizer-se que vem preencher uma lacuna na cultura escolar do ensino superior em Portugal. Mas a sua actualidade é nula. Nada, nesta narrativa meio filosófica, meio fantástica, tem hoje qualquer funcionalidade, deixando portanto ao leitor comum uma imagem distorcida do Paracelso essencial, do Paracelso (ainda) vivo.

Aliás, Teolinda Gersão, no cuidadoso estudo que lhe dedica, faz notar neste «Livro das Ninfas» a linguagem «monótona e pouco clara, enredando-se num estilo pleonástico ou sinonímico, em que o pensamento avança devagar».Eu até diria que não avança mesmo e a sensação, ao lê-lo, é de que não saímos do mesmo sítio. Para dar uma ideia do que em Paracelso houve de efectivamente precursor e profético, do que ainda nele é vivo a actual e actuante, seria necessária uma recolha antológica selectiva, em função do futuro que Paracelso efectivamente antecipou em muitos aspectos e não em função de um passado irremediavelmente morto que outros dos seus escritos acusam, como é o caso destas ninfas.

Aliás, nunca seria pelo estilo que Paracelso desempenharia algum papel na literatura europeia, nem mesmo como um catalisador da explosão romântica. Se houvesse uma história das grandes intuições que faltam à humanidade ou um itinerário das chamadas grandes aventuras espirituais, era lá que se poderia meter Paracelso.

Contemporâneo de alguns outros mitos, muito bem tratados, por motivos ideológicos ou outros semelhantes, pela erudição oficial - Erasmo, Ambrósio Pareo, Lutero, Copérnico, Miguel Ângelo - é inegável que Aureolus Filippus Teofrasto Bombasto de Hohenheim, a começar no nome que seu pai, o médico Hohenheim, se lembraria de lhe dar, não tem nada que o recomende.

Como se explica então o mito Paracelso?

Talvez a resposta esteja, não no «Livro das Ninfas», divertimento a que ele se consagrou certamente para desviar as atenções dos inimigos, mas na biografia de Paracelso que ainda não foi contada e de que o odioso Oporinus pode ser a chave alquímica. Há filósofos que permanecem malditos, mesmo depois de (aparentemente e superficialmente) reabilitados. Mas, como acontece com Paracelso, quanto mais malditos mais fascinantes. Não vão é dizer isso aos alunos da Faculdade de Letras, coitados, que têm de passar nos exames e com boas notas. Cuidado, Paracelso. Cuidado com o Paracelso.



(*) «Livro das Ninfas, Silfos, Pigmeus e Salamandras e de Outros Espíritos» , Paracelso, com apresentação de Teolinda Gersão, Ed. «A Páginas Tantas», Cooperativa de Serviços Culturais. Equipa de tradução: Ana Paula de Carvalho Cunha, Helena Hipólito, Ana Maria Bernardo, Ana Paula Valagão Luz Clara e Helena Paula de Monteiro Leitão

(**) Este texto de Afonso Cautela foi publicado na revista «Beija-Flor», provavelmente na data indicada e republicado em «Livros na Mão», «A Capital», 11-9-1990

Excelsos Pensamentos De Paracelso


I

Se, por um espaço de alguns meses, observares rigorosamente as prescrições, que se seguem, ver-se-á operar, em tua vida uma MUTAÇÃO TÃO FAVORÁVEL, que nunca mais poderás esquecê-las. Mas, meu irmão, para que obtenhas o êxito desejado, é mister que adaptes tua vida à estrita observância destas regras.
São simples e fáceis de seguir, mas é preciso observá-las com a máxima perseverança. Julgarás que a felicidade não vale um pouco de esforço? Se não és capaz de pores em prática estas regras, tão fáceis, terás o direito de te queixares do destino? Será tão difícil a tentativa de uma prova? São regras legadas pela antiga Sabedoria e há nelas mais transcendência do que simplicidade, como parece à primeira vista.

II

Antes de tudo, lembra-te de que não há nada melhor do que a saúde. Para isso deverás respirar, com a maior freqüência possível profunda e ritmicamente, enchendo os pulmões, ao ar livre ou defronte de uma janela aberta. Beber quotidianamente, a pequenos goles, dois litros de água, pelo menos; comer muitas frutas; mastigar bem os alimentos; evitar o álcool, o fumo e os medicamentos, salvo em caso de moléstia grave. Banhar-se diariamente, é um hábito que deverás à tua própria dignidade.

III

Banir absolutamente de teu ânimo, por mais razões que tenhas, toda a idéia de pessimismo, vingança, ódio, tédio, ou tristeza. Fugir como da peste, ao trato com pessoas maldizentes, invejosas, indolentes, intrigantes, vaidosas ou vulgares e inferiores pela natural baixeza de entendimentos ou pelos assuntos sensualistas, que são a base de suas conversas ou reflexos dos seus hábitos. A observância desta regra é de importância DECISIVA; trata-se de transformar a contextura espiritual de tua alma. É o único meio de mudar o teu destino, uma vez que este depende dos teus atos e dos teus pensamentos: A fatalidade não existe.

IV

Faze todo bem ao teu alcance. Auxilia a todo o infeliz sempre que possas, mas sempre de ânimo forte. Sê enérgico e foge de todo o sentimentalismo.

V

Esquece todas as ofensas que te façam, ainda mais, esforça-te por pensar o melhor possível do teu maior inimigo. Tua alma é um templo que não deve ser profanado pelo ódio.

VI

Recolhe-te todos os dias, a um lugar onde ninguém te vá perturbar e possas, ao menos durante meia hora, comodamente sentado, de olhos cerrados, NÃO PENSAR EM COISA ALGUMA. Isso fortifica o cérebro e o espírito e por-te-á em contanto com as boas influências. Neste estado de recolhimento e silêncio ocorrem-nos sempre idéias luminosas que podem modificar toda a nossa existência. Com o tempo, todos os problemas que parecem insolúveis serão resolvidos, vitoriosamente por uma voz interior que te guiará nesses instantes de silêncio, a sós com a tua consciência. É o DEMÔNIO de que
SÓCRATES falava. Todos os grandes espíritos deixaram-se conduzir pelos conselhos dessa voz íntima. Mas, não te falará assim de súbito; tens que te preparar por algum tempo, destruir as capas superpostas dos velhos hábitos; pensamentos e erros, que envolvem o teu espírito, que embora divino e perfeito, não encontra os elementos que precisa para manifestar-se.

VII

A CARNE É FRACA Deves guardar, em absoluto silêncio, todos os teus casos pessoais. Abster-se como se fizesses um juramento solene, de contar a qualquer pessoa, por mais íntima, tudo quanto penses, ouças, saibas, aprendas ou descubras.
É UMA REGRA DE SUMA IMPORTÂNCIA.

VIII

Não temas a ninguém nem te inspire a menor preocupação a dia de amanhã. Mantém tua alma sempre forte e sempre pura e tudo correrá e sairá bem. Nunca te julgues sozinho ou desamparado; atrás de ti existem exércitos poderosos que tua mente não pode conceber. Se elevas o teu espírito, não há mal que te atinja. Só a um inimigo deves temer: A TI MESMO. O medo e a dúvida no futuro são a origem funesta de todos os insucessos; atraem influências maléficas e, estas, o inevitável desastre. Se observares essas criaturas, que se dizem felizes verás que agem instintivamente de acordo com estas regras. Muitas das que alegam que possuem grandes fortunas podem não ser pessoas de bem, mas possuem muitas das virtudes acima mencionadas. Demais, riqueza não quer dizer felicidade; pode se constituir em um dos melhores fatores, porque nos permite a prática de boas ações, mas, a verdadeira felicidade só se alcança palmilhando outros caminhos, veredas por onde nunca transita o velho Satã da lenda, cujo nome verdadeiro é EGOÍSMO.

IX

Não te queixes de nada e de ninguém. Domina os teus sentidos, foge da modéstia como da vaidade; ambas são funestas e prejudiciais ao êxito. A modéstia tolherá tuas forças e a vaidade é tão nociva como se cometêsses um pecado mortal contra o ESPÍRITO SANTO. Muitas individualidades de real valor tombaram das altas culminâncias atingidas, em conseqüência da Vaidade; a ela deveram certamente a sua queda Júlio Cesar, aquele homem extraordinário que se chamou Napoleão e muitos outros.Oxalá, sigas sempre estas poucas regras para a tua FELICIDADE, para o teu BEM e a nossa ALEGRIA.

sábado

Segredo da Juventude

Um cocktail de vitaminas e minerais deve ser incluído diariamente nos nossos hábitos de forma a permitir lutar contra os efeitos nocivos do envelhecimento das células.

O Zinco
bem como o Selénio são muito importantes para a manutenção do sistema imunitário.

O cérebro para funcionar bem e evitar perdas de memória precisa essencialmente de lecitina, arginina, fosfatidilserina, gingko biloba e de vitaminas do grupo B, especialmente B1, B3 e B12.

Estes elementos participam na fabricação dos glóbulos vermelhos, melhoram o sistema nervoso e estimulam as funções cerebrais, combatem o stress e depressão. Tomas de vitamina C e betacaroteno também evitam o envelhecimento cerebral. Os antioxidantes limitam os danos e ataques dos radicais livres.

A fosfatidilserina e vitamina E também conseguem evitar a progressão da doença de Alzheimer.

A prevenção da osteoporose passa por uma boa suplementação de cálcio, proteínas e vitamina D. Esta vitamina intervém no processo de absorção do cálcio e fósforo pelo intestino. Tem um papel de grande importância na consolidação dos ossos.

Os probióticos são as boas bactérias para a nossa saúde e o seu consumo regular é também indispensável para melhorar o trânsito intestinal e prevenir os problemas ligados à utilização de antibióticos e às infecções gastro-intestinais.

Hoje em dia sabemos também como é importante para a saúde cardiovascular o consumo de Ómega 3 e 6.

O que são estes ácidos gordos? Pertencem à família dos lípidos onde segundo as ligações que os unem se fala de ácidos gordos saturados (AGS) ou de ácidos gordos monoinsaturados (AGMI) ou ácidos gordos polinsaturados (AGPI), também chamados essenciais. O homem não pode sintetizá-los e devem ser fornecidos pela alimentação ou suplementação.

Hipócrates, considerado o pai da medicina tinha razão quando afirmava que uma alimentação equilibrada é o segredo da saúde e longevidade.

Arando l

O fruto mais rico em polifenóis e em antioxidantes, o arando é um dos melhores remédios contra as infecções urinárias recidivas. Este poderoso anti-séptico e antioxidante é também um factor importante na prevenção do envelhecimento e da arteriosclerose.


Nunca se dirá o suficiente e até que ponto é importante consumir legumes e frutos em quantidade suficiente para permanecer de boa saúde. Segundo o estudo SU.VI.MAX que mostrou que os Franceses consomem muito poucos frutos e legumes, o ministério da saúde e o mundo da dietética aconselham, segundo a fórmula consagrada, de comer cinco frutos e legumes por dia.
Seguindo este conselho, combate-se mais facilmente os efeitos do envelhecimento para que os antioxidantes e os polifenóis contidos nos frutos e legumes eliminem continuamente os radicais livres em excesso que degradam as paredes celulares e o ADN. É por isto que estes alimentos naturais têm um papel protector sobre várias doenças.
Entre os frutos e os legumes, existe uma hierarquia de valores quanto à riqueza em antioxidantes e polifenóis. Em geral, os frutos contêm mais que os legumes e a casca dos frutos contém ainda mais que o interior.

Por exemplo, o morango, a uva e a cereja são fontes muito ricas em fenóis e antioxidantes, mas mais ainda o arando, dado que contém 678 miligramas por cem gramas. As uvas pretas, consideradas como a melhor fonte nomeadamente pelo vinho tinto do qual podemos falar sobre o famoso paradoxo francês, contém 370, a cereja 316, a pêra 191, a maçã 186, a banana 138 e o morango 133, os frutos mais ricos neste domínio.

Três efeitos benéficos. Só dezenas de anos depois de se terem multiplicado os estudos científicos sobre o arando, é que se começam a conhecer-se os efeitos reais e os seus benefícios antioxidantes. Após 1994, estudos levados a cabo pela Escola Médica de Harvard em Boston mostraram que o consumo regular de arando reduz a incidência de bactérias na urina das mulheres. Mais tarde foi estabelecido que os seus componentes activos evitam a aderência das bactérias e principalmente da Escherichia coli nas paredes da bexiga. As bactérias são assim eliminadas na altura das micções.

O segundo efeito consiste nas suas capacidades antioxidantes, dado que a composição deste fruto difere profundameente dos outros pela variedade e a quantidade dos seus antioxidantes. Esta palete única de substancias antioxidantes faz do arando um protector do organismo, principalmente contra os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular, mas também contra uma série de disfunções crónicas cardíacas ou degenerativas celulares. O seu terceiro grande efeito coloca-o entre os melhores antioxidantes plasmáticos.

Estudos científicos levados a cabo na Universidade de Wisconsin – Madison demonstraram que as suas propriedades evitam a oxidação do colesterol LDL e contribuem para a dilatação dos vasos sanguíneos. Este aumento da capacidade antioxidante do plasma permite um melhor equilíbrio entre o colesterol LDL e o colesterol HDL, reduzindo assim o risco de arteriosclerose.

Quanto aos seus polifenóis, estes inibem a agregação plaquetária que leva à oclusão das artérias. Outros estudos demonstraram que esta planta é também um factor predominante na prevenção da arteriosclerose.

Uma utilização simples. Todos os seus efeitos indicam principalmente que deve ser utilizado na prevenção das infecções urinárias recidivas, pelas mulheres que sofram de cistites, pessoas incapacitadas ou com idade avançada, evitando a toma excessiva de antibióticos, o que elimina todos os ricos de resistência. Limita também o risco de enfarto do miocárdio e diminui a degenerescência das células e o envelhecimento.

Está disponível nas dietéticas em sumo concentrado ou em cápsulas ou comprimidos, acondicionado de forma a não sofrer alterações das substâncias nutritivas antioxidantes, permitindo uma conservação prolongada.

Recomenda-se de preferência o concentrado em caso de gene urinário, e os comprimidos ou cápsulas geralmente para reforçar as defesas contra os problemas degenerativos crónicos.

A posologia varia em função da gravidade dos casos ou indicações de um terapeuta, mas é em média de dez mililitros de sumo ou 2 a 6 comprimidos ou cápsulas por dia.

Os cocktails de frutos à base de arando, provavelmente mais agradáveis no que respeita ao sabor, são sem duvida menos eficazes na diminuição da fixação das bactérias nas vias urinárias.

Os efeitos benéficos do arando .

É à riqueza em fito-substâncias benéficas à saúde que o arando deve a sua eficácia: Proantocianidinas. Que são antioxidantes com efeito anti-adesão bacteriana.
Numerosas fibras que constituem tanto protectores celulares e melhoram o HDL/LDL do colesterol.
Pectina, uma fibra mais eficaz que as outros que actuam sempre no mesmo sentido de melhorar a relação HDL/LDL do colesterol.
Flavonoides como a quercitina que é um antioxidante cardiovascular e um protector celular. Antocianas que são antioxidantes gerais.
Flavonóides que são tanto antioxidantes cardiovasculares como protectores celulares.
Ácidos fenólicos também antioxidantes e protectores celulares.
Ómegas 3 que protegem o sistema cardiovascular.
Tocotrienóis, antioxidantes cardiovasculares.
Ácido ursolico, anti-inflamatório.



Arando

outramedicina-fotografia
(source)

Uma baga muito ácida, de cor vermelho vivo e brilhante. Tal como as amoras silvestres, ainda podemos encontrar arandos em arbustos no norte da Europa, norte da Ásia e América do Norte. No entanto, quando são cultivados, os arandos crescem em vinhas rentes ao chão no cimo de grandes pântanos de areia. Os arandos também são conhecidas como «bounceberries», porque as bagas maduras saltam e, o termo inglês, «cranberries», é uma alusão poética ao facto de que as suas flores de core rosa-pálido serem um pouco semelhantes às cabeças das garças que frequentam os brejos de arandos.

Os arandos são há muito valorizadas pela sua capacidade de ajudar a prevenir e tratar infecções urinárias. Hoje em dia, estudos recentes sugerem que esta baga da América nativa pode também promover saúde gastrointestinal e oral, prevenir a formação da pedra nos rins, baixar o colesterol LDL e aumentar o (bom) colesterol HDL, ajudar na recuperação de acidentes cardiovasculares e até ajudar a prevenir o cancro.

O arando é nutricionalmente muito rico em vitamina C.

Benefícios para a Saúde

● Infecções Urinárias

● Cálculos Urinários

● Diarreias Infecciosas

● Afecções Circulatórias


146 grs / 82.10 Calorias
NUTRIENTES
qUANT.
DDR (%)
dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina C 6.41 mg 10.7 8.3 excelente
fibras 1.99 g 8.0 6.2 muito bom
manganÉsio 0.07 mg 3.5 2.7 bom
vitamina K 2.42 mcg 3.0 2.3 bom


(source)


A cistite é uma doença bastante dolorosa, tanto para quem a sofre como para quem acompanha a quem está sofrendo-a; se um dos dois for o seu caso, você saberá do que estou falando. Mas, como é que surge a cistite?

A cistite pode ter diversas causas, sendo a mais frequente delas por infecção; para isto a bactéria deve colonizar a urina na bexiga e posteriormente produzir uma resposta inflamatória na mucosa vesical; esta forma de cistite é chamada de cistite bacteriana aguda.

As outras formas de cistite são a cistite tuberculosa, que é produzida por meio de uma infecção tuberculosa do aparato urinário; a cistite glandular; a cistite intersticial; ou a cistite química, causada por efeitos tóxicos de algumas substâncias na mucosa vesical.

A cistite afeta a todas as pessoas, mas especialmente a idosos e mulheres em idade fértil. Os sintomas dela podem ser febre, vômitos, dor de lumbago, dor no aparto reprodutor, etc.

As boas noticias nisso tudo são duas investigações, uma espanhola e outra estadunidense...

Num estudo realizado no ano 2005 pelo Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital Clinica de Barcelona sobre o arando vermelho, concluiu que este fruto é muito importante na atividade contra as bactérias que afetam o sistema urinário.

Já, em setembro de 2007, a Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard (Boston) fez um estudo no cual concluíram que o consumo diário de 300 ml de suco de arando vermelho reduziria de maneira notável o risco de contrair infecções urinárias.

Então, desfrute do sabor do suco de arando vermelho, ele irá lhe ajudar contra as dores terríveis da cistite.

(source)


Nesta página (source) encontram-se alguns produtos naturais como o arando ou mirtilo (também conhecido como uva-do-monte) ou cranberry.


Mirtilo = Vaccinium myrtillus
(wikipédia source)



Um pacote anti-cistite:
  • Vitamina C
  • Suco de cranberry
  • Echinacea
  • Chá de urtiga
  • Chá de goldenseal
  • Iogurte
  • Roupa interior de algodão
  1. Tome vitamina c e suco de cranberry bebida durante as fases iniciais de uma infecção do trato urinário. Vitamina c trabalha para reforçar o seu sistema imunológico, que ajuda a combate infecções e suco de cranberry ajuda na prevenção de infecção. Ter até n/a mg de vitamina C– seu corpo vai eliminar o que ele não absorver. Beba como suco de cranberry muito como você pode tolerar.
  2. Tome Equinácea. Echinacea é um outro impulsionador do sistema imunológico e levando isso permitirá que seu corpo para lutar contra o ITU melhor.
  3. Beber chá de goldenseal ou urtiga. Líquido ajudará a expulsar as bactérias excessiva na sua bexiga, e combinar isso com vitamina C, echinacea e suco de cranberry ajudará a combater a infecção e impulsionar o seu sistema imunológico.
  4. Coma iogurte. Iogurte contém acidophalus, que é as bactérias boas que seu corpo normalmente tem. Seu corpo pode ser baixo em acidophalus — por exemplo, depois de tomar um antibiótico – e comer iogurte vai ajudar a restabelecer o equilíbrio das bactérias boas em seus órgãos reprodutivos e o aparelho urinário.
  5. Vestir roupa interior de algodão. Roupa interior de algodão permite que seus órgãos genitais respirar, e roupas íntimas sintéticas podem deixá-lo propenso a infecção: húmidas, escuros lugares que não podem secar são criadouros de bactérias e infecção. 
Para ler mais sobre o assunto aqui no blogue, segue outros link´s
Clique 

Clique

Dieta da “Comida Crua”

Crudivorismo - Dieta da “Comida Crua” pode conduzir a falhas de Nutrição



O “Movimento dos Alimentos Crus”, ou crudivorismo, está a ganhar cada vez mais adeptos, mas existem muitos alimentos, como os tomates, que possuem mais benefícios nutricionais quando são cozinhados.

A Dieta da Comida Crua está a ganhar interesse, já que os seus defensores afirmam que pode aumentar os níveis de energia e prevenir certas doenças. Os seguidores deste tipo de alimentação optam por alimentos crus e não processados, como frutas, vegetais e legumes, frutos secos, ervas e leguminosas. Os crudivoristas também excluem qualquer alimento de origem animal, carne, peixe, aves, lacticínios e ovos.

“Pode ser comida que preenche e muito deliciosa,” diz Adrea Giancoli, nutricionista profissional e porta voz da Associação Dietética dos Estados Unidos. Infelizmente, você pode ter algumas falhas de nutrição e de alimentação saudável se eliminar alguns alimentos e consumir apenas comida crua, como recomendam os crudivoristas, diz esta especialista em nutrição.

“Se você começar a retirar elementos da sua dieta, vai sofrer várias deficiências,” diz Dawn Jackson Blatner, dietista profissional. A sua principal preocupação é que este tipo de dieta pode tornar extremamente difícil a ingestão de quantidades suficientes de cálcio, vitamina D, vitamina B12, ferro, zinco e proteínas: nutrientes que existem em maior abundância em alimentos de origem animal.

“Caso decida seguir este tipo de dieta de alimentos crus, deverá pedir aconselhamento a um profissional de saúde, de preferência um especialista em nutrição,” diz Blatner.

Os seguidores do crudivorismo recomendam que se deve comer alimentos não cozinhados para prevenir que as enzimas naturais dos alimentos sejam destruídas. Os nutricionistas não pensam desta forma.

“Temos as nossas próprias enzimas. O nosso estômago é muito ácido. Muitas das enzimas de origem vegetal não passariam do estômago,” afirma Giancoli.

Alguns nutrientes tornam-se mais disponíveis para o corpo quando a comida é cozinhada – por exemplo, os carotenóides, substâncias benéficas que dão às cenouras, por exemplo, a sua cor distinta. Da mesma forma, o corpo humano consegue mais vantagens do licopeno proveniente um tomate cozinhado do que de um cru.

Fonte: CTW
via(source)

Litíase Renal

( Pedra nos Rins )

Considerações gerais:

Desde a mais remota antigüidade, as pedras nos rins ou os cálculos urinários causam sofrimento ao ser humano. Há quatro milênios antes de Cristo, passando pela Grécia e Roma antigas, os médicos já descreviam casos de cálculos.

Atualmente somente as doenças da próstata e infecções urinárias são mais freqüentes que os cálculos. Deve-se salientar que 12 % da população, algum dia irá apresentar um episódio de cálculo. A relação homem mulher é de quatro homens para cada mulher afetada, predominando na terceira e quarta décadas de vida.

Fatores geográficos contribuem para o aparecimento de cálculos. Áreas de temperaturas elevadas e com grande umidade são predisponentes à formação de pedras, sendo observados muitos casos durante os meses quentes de verão devido ao maior grau de desidratação.

Durante o século XX, a incidência de calculopatia nos países europeus esteve diretamente relacionada com a situação política e econômica. Durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, período em que houve queda de consumo de proteína animal, ocorreu uma diminuição das pessoas com cálculos renais. Isto nos faz pensar na forte ligação existente entre a formação de cálculos e a dieta. A ingestão excessiva de alguns alimentos pode provocar, ou acelerar, distúrbios pré-existentes no nosso organismo propiciando o desequilíbrio químico necessário para a formação destes cálculos. Por exemplo:

Cálcio: o aumento de sua ingestão só deve ser controlado, em casos confirmados de pacientes com alta sensibilidade à ingestão de leite e derivados
Sódio: sal de cozinha deve ser restringido para aproximadamente 1 colher de chá por dia.
Proteínas: principalmente as de origem animal (carnes, peixes , aves, ovos, leite e derivados) apresentam um efeito agravante quanto à formação dos cálculos.
Ingestão de Líquidos: o aumento da ingestão de líquidos é provavelmente a orientação mais importante que deve ser dada para estes pacientes, pois somente esta medida sem a ação de medicamentos pode reduzir em 60% a incidência destes cálculos.

Embora não sejam conhecidos por completo os motivos pelos quais os cálculos urinários são formados, acredita-se que vários fatores possam estar envolvidos neste processo: super saturação urinária - situação em que há excesso de um ou mais elementos que compõem a urina facilitando a sua precipitação, diminuição dos inibidores urinários - substâncias existentes cuja função é impedir a cristalização de urinas super saturadas, matriz orgânica do cálculo - substâncias protéicas que servem como núcleo para a formação do cálculo sobre o qual se depositam cristais e retenção de cristais no trato urinário. Fatores genéticos também podem contribuir para o aumento da formação de cálculos, assim como algumas doenças como a GOTA.

A existência de pedras na bexiga, pode ocorrer por aumento da próstata, obstruindo parcialmente a saída de urina. Isto condiciona uma agregação de cristais e outros resíduos, que com o passar do tempo se transformam em cálculo. Uma outra causa seria condicionada pela impossibilidade do paciente eliminar uma pedra que teria descido dos rins.

O conselho médico para pessoas que tem cálculos urinários é o de beber 2-3 litros de água por dia e evitar ingestão em excesso de proteína animal, principalmente a da carne vermelha.

Os cálculos renais, como o próprio nome diz, são condensações (depósitos ) de íons e sais formados no interior do rim. Os cálculos formados no rim podem ter 3 caminhos a seguir:

1 – Aumento de tamanho – aumento de deposito de íons sobre uma matriz.
2 - Eliminação – O calculo se desprende do rim e desce pelo ureter (tubo que drena a urina do rim para a bexiga). Nessa ocasião, a pessoa apresenta cólica de rim, que é uma dor de forte intensidade na região lombar.
3 - Estabilização – Muitos cálculos permanecem por muitos anos sem migração ou crescimento. Quando essas pedras são de pequeno tamanho, podem ser acompanhadas clinicamente.

Tratamento:

Resumidamente o tratamento dos cálculos pode ser realizado por 4 tipos de abordagem cirúrgica, dependente da localização, tamanho e tipo do calculo.

1 - Litotripsia extracorpórea por ondas de choque – Nesse procedimento, não há cortes ou incisões. O paciente recebe ondas de choque que se difundem pelo corpo e concentram sobre o calculo, fragmentando-o.

2 - Cirurgia percutânea – Nessa cirurgia realizamos pequenas perfurações na região lombar para acessar o calculo no interior dos rins. Por meio desses pequenos orifícios realizamos a fragmentação e remoção da pedra.

3 - Ureterolitotripsia endoscópica –Nesse procedimento utilizamos um aparelho endoscópico , com uma câmera que permite visualizar o interior da bexiga e do ureter. Esse aparelho é introduzido pelo canal da urina (uretra). Assim, nao há necessidade de cortes ou incisões. Por meio desse aparelho remove-se os cálculos do interior do ureter.

4 - Cirurgia convencional – Em alguns casos especiais há necessidade realizar cirurgia tradicional com incisão da parede abdominal para remoção dos cálculos diretamente pelo cirurgião.

Salientamos que as informações acima estão bastante resumidas para facilitar a compreensão. Assim, caso haja alguma duvida entre em contato conosco e não se esqueça o Urologista é o especialista que pode orientá-lo da melhor maneira.

Prof. Dr. Fernando Almeida

Infecção Urinária


O que é:

É a presença de bactérias na urina. Essas bactérias multiplicam-se com o passar do tempo, enquanto um tratamento adequado não é instituído.

As bactérias podem atacar qualquer nível do aparelho urinário, desde a bexiga, causando cistite, até o rim, causando pielonefrite. As infecções urinárias são mais freqüentes no homem durante a terceira idade.

Causas:

A urina que é secretada (produzida) nos rins é estéril. Ela pode se infectar quando bactérias se multiplicam ao redor da uretra (colonização) para, logo após, ascenderem (subirem) através desta, penetrando na bexiga. Elas podem se manter na bexiga ou continuar na subida até o rim.

A colonização de bactérias no trato urinário pode ser facilitada por diversos fatores como, por exemplo:

- Obstrução urinária: próstata aumentada, estenose de uretra.
- Doenças neurológicas: mielomeningocele, traumatismo de coluna.
- Corpo estranho: sonda vesical, cálculo urinário (pedra nos rins).

Doenças bastante conhecidas estão freqüentemente associadas com infecção urinária, como o diabetes. A bactéria mais comum causadora da infecção urinária, encontrada no intestino grosso, é a Escherichia coli. Já os pacientes hospitalizados (infecção hospitalar) apresentam germes diferentes, como a Pseudomonas, geralmente mais resistentes aos antibióticos.

O que se sente?

Geralmente os sintomas estão relacionados ao órgão (bexiga, rim) afetado.

Quando a bexiga está envolvida é comum:
- Aumento da freqüência urinária (polaciúria).
- Dor para urinar (disúria).
- Micção imperiosa (urgência).

Quando o rim está envolvido, além dos sintomas acima, poderão ocorrer: - Dor lombar.
- Febre.
- Calafrios.

Na infecção urinária, a urina poderá se tornar fétida, opaca ou escura.

Como é feito o diagnóstico?

Através das queixas do paciente e do exame físico pode se suspeitar de infecção urinária. Entretanto, o diagnóstico definitivo é feito com a coleta da urina (jato médio) a fim de se realizar exame de urina (urocultura - cultura de bactérias na urina).

A contagem de germes superior a 100 mil bactérias por mililitro é considerada infecção urinária. Neste mesmo exame, vários antibióticos são testados com a finalidade de orientar o médico na escolha do melhor tratamento.

Como se trata?

O tratamento consiste em medidas gerais (alta ingestão de líquidos, cuidados de higiene) e na escolha precisa de antibióticos, geralmente baseada na urocultura.

Trimetroprim, nitrofurantoína, norfloxacin e cefalosporinas são exemplos de drogas freqüentemente usadas na infecção urinária. A gravidade dos sintomas também influi na escolha da medicação, sendo que em alguns casos, há necessidade de internação hospitalar para melhor controle do paciente.

Como se previne?

Na prevenção, é importante uma ingesta significativa de líquidos (2 a 3 litros por dia), urinar antes de dormir e, após relações sexuais, evitar banhos de imersão ou duchas verticais. Cuidados de higiene também são essenciais. 

Prof. Dr. Fernando Almeida
(source)

Cistite - Fístula Vesicovaginal

 Drawing illustrates a lateral view of a vesicovaginal fistula resulting from surgery. The fistula is located on the posterior wall of the bladder in the interureteric ridge.



ou, pode fazer o

Cistite

A cistite é uma infecção da bexiga urinária.
As infecções da bexiga urinária são frequentes nas mulheres, particularmente durante o período fértil. Algumas mulheres desenvolvem infecções repetidas da bexiga urinária.


Causas
As bactérias da vagina podem deslocar-se para a uretra e para o interior da bexiga. As mulheres contraem com frequência infecções da bexiga depois de uma relação sexual, provavelmente porque a uretra sofreu contusões durante a mesma. Em casos muito particulares, as infecções repetidas da bexiga nas mulheres são originadas por uma conexão anómala entre esta e a vagina (fístula vesicovaginal), sem que exista qualquer outro sintoma.
As infecções da bexiga urinária são menos frequentes nos homens e iniciam-se, em geral, com uma infecção na uretra que se estende à próstata e posteriormente à bexiga. Por outro lado, uma infecção da bexiga pode ser provocada por um catéter ou por um instrumento utilizado durante um acto cirúrgico.

Sintomas
As infecções da bexiga em geral produzem uma frequente e urgente necessidade de urinar e uma sensação de ardor ou dor durante a micção. Em geral, a dor sente-se por cima do púbis e, muitas vezes, também na parte inferior das costas. Outro sintoma é a micção frequente durante a noite. Amiúde, a urina é turva e em aproximadamente 30 % dos casos contém sangue visível. Os sintomas podem desaparecer sem necessidade de aplicar qualquer tratamento. Por vezes, uma infecção da bexiga não causa sintomas e é descoberta quando se efectua uma análise de urina por outros motivos. As infecções assintomáticas da bexiga são especialmente frequentes nas pessoas de idade avançada, podendo desenvolver como resultado uma incontinência urinária.
Uma pessoa com um mau funcionamento dos nervos da bexiga (bexiga neurogénica) ou que teve de forma ininterrupta uma sonda dentro da mesma pode ter uma infecção da bexiga que não produza sintomas até que se desenvolva uma infecção renal ou apareça uma febre inexplicável.

Tratamento
Nas pessoas de idade avançada, a infecção que não produz sintomas geralmente não exige tratamento.
Como primeira medida, beber uma grande quantidade de líquidos muitas vezes elimina uma leve infecção da bexiga. O jacto da urina empurra muitas bactérias para fora do corpo e as defesas naturais eliminam as restantes.
Antes de prescrever antibióticos, convém ponderar se sofre de alguma perturbação que possa agravar a infecção da bexiga, como uma alteração da sua estrutura ou da actividade nervosa, uma diabetes ou um sistema imunitário debilitado, que pode reduzir a capacidade de combater a infecção. Tais situações podem exigir um tratamento mais enérgico, especialmente porque é provável que a infecção reapareça mal se suspenda o tratamento antibiótico.
A ingestão oral de um antibiótico durante 3 dias, ou inclusive numa única dose, é geralmente eficaz sempre que a infecção não tenha originado complicações. Para infecções mais persistentes, normalmente toma-se um antibiótico durante 7 a 10 dias.
Podem tomar-se antibióticos continuamente em doses baixas, como prevenção (profilaxia) contra a infecção, no caso de pessoas que têm mais de duas infecções da bexiga urinária por ano. O custo anual é apenas uma quarta parte do custo do tratamento de três ou quatro infecções por ano. Normalmente, o antibiótico toma-se diariamente, ou três vezes por semana, ou então imediatamente depois de uma relação sexual.
Para aliviar os sintomas, especialmente a urgência frequente e pertinaz de urinar e a micção dolorosa, utiliza-se uma variedade de medicamentos. Alguns, como a atropina, podem acalmar os espasmos musculares. Outros, como a fenazopiridina, reduzem a dor aliviando os tecidos inflamados. Com frequência, podem-se aliviar os sintomas fazendo com que a urina se torne alcalina, o que se consegue bebendo bicarbonato de sódio dissolvido em água.

Prevenção
A adopção de algumas medidas pode ajudar na prevenção da cistite aguda, principalmente nos casos recorrentes. São elas:

  • Preferir o banho de chuveiro em vez de banho de imersão (banheira),
  • Lavar os genitais e períneo com água e sabonete após defecar ou urinar,
  • Fazer a higiene anal no sentido vagina-ânus, jamais no sentido ânus-vagina,
  • Evitar o uso de sprays, desodorizantes, perfumes ou duches íntimos,
  • Procurar o ginecologista aos primeiros sinais de corrimento ou inflamação vaginal,
  • Tratar a prisão de ventre, se houver,
  • Evitar o uso de calças apertadas (jeans); preferir o uso de roupa íntima de algodão,
  • Alimentar-se correctamente; ingerir frutas, verduras, legumes e outros alimentos ricos em fibras,
  • Beber muito líquido, para promover um aumento da diurese e consequente aumento da frequência urinária, que ajuda a expulsar (lavar) bactérias da bexiga. Para tanto, quaisquer líquidos, excepto os irritantes para a bexiga, são indicados (água, água de coco, chás, sumos, etc.),
  • Evitar bebidas irritantes para a bexiga tais como café, álcool e refrigerantes,
  • Procurar obedecer os avisos de esvaziar a bexiga. Quando a vontade de urinar manifestar-se, evitar prender, segurar ou adiar a micção por muito tempo. Quanto mais tempo a urina com bactérias permanecer dentro da bexiga, mais tempo de multiplicar-se terão estas bactérias,
  • Antes do acto sexual, esvaziar parcialmente a bexiga. Deixar de 30 a 50% de sua capacidade para promover uma espécie de "almofada d’água" que amortecerá o impacto do pénis sobre a uretra e base da bexiga,
  • Urinar imediatamente após o coito, para esvaziar a bexiga e eliminar bactérias que possam ter sido introduzidas durante o acto sexual,
  • Fazer adequada higiene perineal e genital antes e após o acto sexual,
  • Evitar o uso de preservativos não-lubrificados.
gosaude

quinta-feira

Malefícios Causados pelas Frituras

Todas as pessoas já ouviram falar em algum momento da vida que as frituras não fazem bem ao organismo humano. Apesar disso, muitas insistem em consumir frituras regularmente talvez por não saber quais são exatamente os vários maléficos  que o consumo pode trazer ao funcionamento saudável de seu corpo.

  Riscos dos Alimentos Fritos

Quando  a comida é colocada no óleo muito quente, já em estado de ebulição, ele possui a propriedade de alterar as estruturas orgânicas e químicas do alimento que fica sob ele. As  pessoas que baseiam sua dieta em frituras onde os alimentos estão cheios de óleos ao invés de se alimentarem de cereais integrais,  frutas e hortaliças, enfim uma alimentação mais natural, correm o risco de ocasionar várias complicações no seu organismo em virtude da ação do óleo quente fritando os alimentos que serão consumidos. Com o calor resultante do aquecimento os importantes componentes de gorduras e óleos, os triglicerídios são desmembrados em ácidos graxos e glicerol.

Pela ação contínua do calor o glicerol  acaba provocando a desidratação molecular. É aí que está o perigo que foi mencionado no início desse artigo. Com a desidratação, que é o processo de perda de água, é formada uma substância denominada acroleína, que de acordo com pesquisas realizadas apresenta um potencial altamente cancerígeno. A ação da acroleína é caracterizada pela destruição de fibras elásticas do corpo humano, além de provocar a irritação das mucosas nasais e gástricas.

No entanto, o maior  malefício que essa substância causa no organismo é sobre as paredes arteriais, já que as fibras elásticas responsáveis pela rigidez e elasticidade da parede são literalmente destruídas pela acroleína.

Consequências da Ação da Acroleína

Como resultado da ação da acroleína que destrói a firmeza e elasticidade da parede arterial, ocorre o envelhecimento e a degeneração precoce  já que as artérias funcionam  no organismo humano como o conduto do sangue que é o líquido da vida, atuando como se fossem um outro coração que a pessoa possui pois impulsionam o sangue através da propriedade de elasticidade que são inerentes às artérias. No entanto, com a destruição das fibras elásticas da parede arterial essa capacidade de impulsionar o líquido sanguíneo é reduzida gradativamente.

Quando ocorre o comprometimento em seu funcionamento o corpo sofre as consequências em seu aspecto global, pois devido ao fornecimento insuficiente do sangue é criada uma situação que favores a degeneração do organismo, reduzindo a vitalidade do indivíduo e consequentemente seu tempo de vida. Outro resultado extremamente maléfico da acroleína em relação à saúde da pessoa  além de causar danos às artérias é provocar a aceleração do envelhecimento com o enrugamento da pele.

De acordo com os especialistas quando o indivíduo não tem por hábito consumir frituras, elas podem conservar a pele mais jovem  por mais tempo do que as outras que consomem alimentos fritos com regularidade.

Para aquelas pessoas que costumam reutilizar óleo da fritura, sob o pretexto de economizar mais, aí vai uma orientação: O óleo que é aquecido por várias vezes apresenta um efeito ainda mais prejudicial ao organismo da pessoa, pois tanto a decomposição da gordura quanto a formação da acroleína ficam muito mais acentuadas.

Relação entre Hábitos Alimentares Inadequados e Doenças

Os pesquisadores comprovaram através de estudos científicos que a ingestão regular de laticínios em geral, alimentos gordurosos e carne vermelha  tem uma associação direta com a incidência dos tumores de mama, intestino e próstata. Um exemplo são os Estados Unidos que é um país conhecido pelo alto índice de obesidade pela ingestão em excesso de alimentos com gordura onde o número de indivíduos com câncer de próstata é muito alto.

A grande concentração de gordura nos alimentos aumenta  o surgimento de câncer, e alimentos como leite e derivados e carnes vermelhas tem a propriedade de ativar a testosterona que é um hormônio que se produzido em grande quantidade  pode intensificar a fabricação de células prostáticas que aumentam o perigo do aparecimento do câncer. De acordo  com dados estatísticos levantados, o tumor de mama nas mulheres em sua grande maioria ocorre devido a hábitos alimentares inadequados.

Por isso os especialistas estão sempre orientando que para se manter uma boa qualidade de vida  e prevenir o risco de doenças,  as pessoas de um modo geral devem evitar consumir alimentos ricos em gordura, ter um vida sedentária ou manter-se com excesso de peso corporal, tendendo à obesidade, além de excluir se possível da dieta alimentar as frituras que como foi visto causam graves malefícios à saúde dos indivíduos.

Por Salete Dias