Preste Atenção:





'' Este Blog não responde a perguntas sobre saúde na caixa dos comentários - não sou Médica -. É apenas um divulgador de informação. As fontes dos textos, tais como os autores que os escreveram, estão inseridos em cada postagem - source -. Muitos assuntos serão repetidos vezes sem conta em estilos diferentes. Tudo isto tem como propósito um estudo mais aprofundado e uma tomada de consciência mais alargada. Para encontrar o assunto de seu interesse, busque em etiquetas.''


quarta-feira

Aumentar Colesterol Bom

COMO AUMENTAR OS NÍVEIS DO "COLESTEROL BOM''


Muitas pesquisas demonstram de forma consistente que os níveis adequados da fração HDL do colesterol (o chamado "colesterol bom") têm efeito protetor sobre a saúde cardiovascular da população em geral.

A fração HDL do colesterol é comparada a um zelador da circulação, responsável pelo combate a alguns efeitos indesejáveis da fração LDL do mesmo (o chamado "colesterol ruim"). Portanto, quanto maior o nível do "colesterol ruim", maior o nível do "colesterol bom".

Atualmente, os médicos recomendam níveis de HDL maiores ou iguais a 40 mg/dL. O American College of Cardiology sugere que estes níveis sejam iguais ou maiores de 45 mg/dL para pacientes do sexo feminino.


GORDURAS QUE PODEM AUMENTAR OS NÍVEIS DE HDL

Enquanto as gorduras saturadas, encontradas nos queijos e na manteiga, por exemplo, podem elevar os níveis da fração LDL do colesterol. Já as gorduras mono-insaturadas promovem o aumento dos níveis do "colesterol bom" - o HDL; além disso, podem reduzir os níveis de LDL e triglicerídeos.
Dessa forma, a ingestão de alimentos ricos em gorduras mono-insaturadas reduz o risco de doenças cardiovasculares. Exemplos destes alimentos:

- azeite de oliva
- óleos vegetais
- amêndoa
- abacate

Segundo recomendações atuais, menos de 30% das calorias devem ser ingeridas a partir de gorduras, devendo-se dar preferência às mono-insaturadas.


REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE TRIGLICÉRIDES PODE AJUDAR A ELEVAR O HDL

Vários estudos demonstraram uma relação entre os níveis do HDL e dos triglicérides, compostos lipídicos encontrados na circulação. Pacientes com níveis elevados de triglicérides, em geral, apresentam níveis reduzidos da fração HDL do colesterol. Pacientes com níveis reduzidos de triglicérides, por outro lado, geralmente apresentam níveis elevados de HDL.
Acredita-se, portanto, que a redução dos níveis de triglicérides pode ajudar a elevar os níveis da fração HDL do colesterol.

Os níveis de triglicérides são considerados normais quando estão abaixo de 150 mg/dL.
Entre as medidas para reduzir os níveis de triglicérides, destacam-se:

-diminuir a ingestão de gorduras saturadas
-manter uma alimentação balanceada, saudável, com quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e fibras
-ingerir açúcar e bebidas alcóolicas com moderação
- praticar atividade física regularmente (pelo menos quatro vezes por semana
- manter um peso saudável
- controlar o diabetes
- controlar a pressão arterial

E quando estas medidas não são suficientes, o médico pode prescrever alguns medicamentos para reduzir o colesterol.


ALIMENTOS RICOS EM FITOESTERÓIS PODEM AUMENTAR O HDL

Os fitoesteróis são gorduras encontradas exclusivamente em alimentos de origem vegetal, que apresentam estrutura molecular semelhante ao colesterol humano. Muitos estudos realizados nas últimas duas décadas sugerem que a ingestão de fitoesteróis ajuda a melhorar os níveis de colesterol, embora ainda não se saiba exatamente quais são os mecanismos envolvidos neste processo.

A soja é um dos produtos ricos em fitoesteróis que merece atenção. Pesquisadores identificaram nela a presença de isoflavonas, substâncias que que apresentam um impacto significativo sobre os níveis de colesterol. Além disso, a soja contém fitoestrógenos, compostos naturais com efeitos semelhantes ao estrógeno (elevação dos níveis de HDL, por exemplo). Mulheres com antecedente pessoal ou familiar de doenças estrógeno-dependentes (câncer de mama, por exemplo), no entanto, devem conversar com o médico antes de consumir grandes quantidades de alimentos ricos em fitoestrógenos, principalmente se estiverem utilizando contraceptivos orais ou fazendo terapia de reposição hormonal.

Entre os produtos da soja, merecem destaque:

- leite de soja
- chocolate feito com leite de soja
- queijo tofu ou de soja (substituindo a carne)
- farinha de soja
- manteiga de amendoim à base de soja

Outros alimentos ricos em fitoesteróis:

- oléo de canola, girassol, milho e gergelim
- semente de gergelim
- semente de girassol
- amendoim
- ervilhas verdes


O QUE MAIS PODE SER FEITO PARA ELEVAR O HDL

Além das mudanças alimentares já citadas, bem como as estratégias para redução dos níveis de triglicérides, outras medidas podem ajudar a elevar os níveis da fração HDL do colesterol:

-> não fumar
-> praticar atividade física regularmente
-> ingerir bebidas alcóolicas com moderação (não mais do que uma dose no caso das mulheres e duas doses dos homens)

A ingestão de quantidades moderadas de álcool pode aumentar os níveis do HDL colesterol. Em quantidades excessivas, entretanto, pode ter efeito contrário e provocar lesões no músculo cardíaco.

Quando estas medidas não forem suficientes, deve-se conversar com o médico sobre a utilização de medicamentos para reduzir o colesterol, alguns dos quais aumentam os níveis da fração HDL do colesterol. O ácido nicotínico, por exemplo, é uma droga que pode ser utilizada.



Dúvidas e sugestões sobre esta coluna devem ser encaminhadas para o e-mail ceoelisabete@latinmed.com.br


Elisabete Fernandes Almeida é escritora e editora médica, com especialização pela Universidade de Harvard, EUA, em projetos de Educação Médica Continuada, tanto para médicos como para a população em geral.
A sua formação médica inclui Saúde Física, Saúde Mental e Nutrição. Além disso, Elisabete trabalha com renomados profissionais da área de Nutrição, Medicina Esportiva, Fisioterapia e Psicologia, que lhe dão assessoria na parte editorial.
Elisabete é presidente da Latin-Med Editora Médica, editora médica da Conexão Médica, diretora do departamento de Educação Médica para Leigos da Associação Paulista de Medicina e atua em vários sites médicos, como e-Medicine, Lincx e Harvard Medical Review.

Fonte: COMO AUMENTAR OS NÍVEIS DO "COLESTEROL BOM" – Saúde - Jornal Carreira e Sucesso

Sem comentários:

Enviar um comentário