Preste Atenção:





'' Este Blog não responde a perguntas sobre saúde na caixa dos comentários - não sou Médica -. É apenas um divulgador de informação. As fontes dos textos, tais como os autores que os escreveram, estão inseridos em cada postagem - source -. Muitos assuntos serão repetidos vezes sem conta em estilos diferentes. Tudo isto tem como propósito um estudo mais aprofundado e uma tomada de consciência mais alargada. Para encontrar o assunto de seu interesse, busque em etiquetas.''


quarta-feira

Colesterol Elevado

Os níveis elevados de colesterol no sangue são uma das principais causas de doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e AVC. Na maioria das pessoas, os níveis elevados de colesterol devem-se a uma alimentação rica em gorduras saturadas e hidrogenadas e a um estilo de vida sedentário. Simples mudanças nos hábitos alimentares e a prática de exercício físico são essenciais para baixar o colesterol.
Coma fibra para baixar o colesterol

Uma alimentação rica em fibra solúvel ajuda a absorver o colesterol em excesso no tracto intestinal e a expulsá-lo do corpo. A farinha e os farelos de aveia a cevada e as leguminosas secas cozinhadas são algumas boas apostas para reduzir os níveis de colesterol. Coma pelo menos, um destes alimentos por dia Deve ainda comer cinco doses ou mais de legumes frescos e duas doses de fruta fresca por dia.

As maçãs, bagas, laranjas, pêssegos, bananas, brócolos, cenouras, feijão-verde, milho, ameixas secas, espinafres e batata-doce são fontes de fibras.

Substitua gorduras nocivas por saudáveis.

As gorduras saturadas (presentes na manteiga, queijo e carne) e as hidrogenadas (presentes na margarina, banha e muitos alimentos processados) elevam os níveis de colesterol. Mas as gorduras saudáveis, como as monoinsaturadas presentes no azeite extra virgem e nos ácidos gordos ómega-3 dos peixes de água fria, nozes e sementes de linhaça, produzem o efeito exactamente oposto. Ajudam a tornar as artérias mais flexíveis e baixam os níveis de colesterol. Utilize azeite extra virgem para cozinhar e nas saladas e coma, pelo menos, uma dose diária de um alimento rico em ácidos gordos ómega-3.

Coma alho

O alho não só reduz os níveis das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) do colesterol nocivo, como também aumenta os níveis das benéficas lipoproteínas de alta densidade (HDL) do bom colesterol. Um dente de alho por dia é, em geral, suficiente para ajudar a regular os níveis de colesterol -mas quanto mais comer melhor
Exercício físico para evitar o colesterol elevado

O exercício aeróbico regular é essencial na prevenção e na redução dos níveis elevados de colesterol, o que implica fazer pelo menos 30 minutos de exercício diários, cinco dias por semana. O exercício aeróbico reduz as nocivas lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e aumenta as saudáveis lipoproteínas de alta densidade (HDL).Tente fazer exercício ao ar livre tanto quanto possível. A luz do Sol, em quantidades razoáveis, ajuda o corpo a metabolizar o colesterol e a baixar os seus níveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário