Preste Atenção:





'' Este Blog não responde a perguntas sobre saúde na caixa dos comentários - não sou Médica -. É apenas um divulgador de informação. As fontes dos textos, tais como os autores que os escreveram, estão inseridos em cada postagem - source -. Muitos assuntos serão repetidos vezes sem conta em estilos diferentes. Tudo isto tem como propósito um estudo mais aprofundado e uma tomada de consciência mais alargada. Para encontrar o assunto de seu interesse, busque em etiquetas.''


terça-feira

Cortisol

Relação entre hormônios neurotransmissores e emoções



Corpo e mente funcionam como uma unidade , segundo um só propósito, que, em geral, serve a nossa sobrevivência ou à sobrevivência e ao aperfeiçoamento da espécie .

Quanto maior o nível de estresse psicológico, maior a propensão a doenças. Isso porque o perfil hormonal de uma pessoa com estresse crônico é semelhante ao de um idoso resignado.

Um dos principais mecanismos que sinalizam nosso corpo e mente e nos conectam com o mundo externo é o eixo hipotálamo-pituitário- adrenal ou HPA . O HPA pode influenciar funções básicas da vida física e psíquica, tais como padrões alimentares e de armazenagem de gordura, imunidade, sono e reprodução, além do tipo de sentimentos e sensações que apresentaremos mediante situações de estresse ou perigo. É por isso que muitas pessoas quando vivem alguma situação de estresse , engordam ou emagrecem.

O HPA inicia sua atividade no cérebro ( Hipotálamo ), transmite informações para a hipófise , A HPA é comandada por outra glândula – PINEAL , que produz melatonina, principalmente no período noturno. Melatonina responsável pela sinalização do ciclo dia e noite ( ritmo circadiano), além de sincronizar a liberação hormonal com o momento adequado. Pela manhã, quando os níveis de melatonina diminuem,aumentam os outros hormônios, responsáveis por nos oferecer energia e vitalidade para as tarefas do dia.

A dosagem de cortisol a variação de liberação é muito alta. Seu pico acontece por volta das 8 horas da manhã, e atinge o patamar mínimo perto de 23 horas ou meia noite, mostrando grande diferença entre os números .

Os hormônios sexuais e o hormônio estimulante da glândula supra-renal ( ACTH ) atingem um pico de liberação no período da manhã onde os níveis de melatonina diminuem.

O GH atinge seu maior nível no início da noite, na primeira fase do sono, tudo depende do ciclo do relógio biológico por exemplo trabalho em turnos da noite etc…

Serotonina é um dos estimulantes do cortisol .

Colesterol em baixas taxas indicam tendência ao suicídio, na medida em que o COLESTEROL é a substância que dá origem ao cortisol e aos hormônios sexuais.

Nas células do ovário, o colesterol forma a progesterona , que se transforma em estradiol e testosterona . Esse mesmo processo acontece no cérebro , é por isso que meninas em idade reprodutiva apresentam , em geral, valores de colesterol superiores aos dos meninos .

Cortisol – uma das ações é a de modular a produção desses agentes inflamatórios.

Devido às suas ações o cortisol é também um agente determinante dos níveis de açúcar do corpo. Ele atua como um poupador de açúcar , deixando altos os níveis de glicose disponíveis para uso. A insulina leva o açúcar para dentro das células , e o cortisol, uma espécie de anti-insulina ,poupa o açúcar , poupa o açúcar para que ele possa circular livremente em níveis altos para circular sem ser armazenado nas células/ O que torna sua ação fundamental para o bem estar psíquico já que o cérebro é o grande beneficiário da glicose circulante .Quando observamos os sintomas de hipoglicemia é porque o cérebro apresenta sofrimento energético no momento .

SINTOMAS DE BAIXO NÍVEL DE CORTISOL

Os portadores de baixas taxas de cortisol apresentam fraqueza e compulsão por carboidratos e doces. Sentem-se fracos entre as refeições , chegando a tremores, sintoma típico de hipoglicemia , certamente a frase de que o stress engorda, ocorre quando a supra-renal está esgotada, o corpo pede a ingestão de carboidratos para manter o nível glicêmico. Como a formação de cortisol passa pela molécula da progesterona, boa parte das mulheres sente compulsão por doces durante a tensão pré-menstrual (TPM ), período em que ocorre queda deste hormônio.O teste de saliva nos informa do ritmo do cortisol, e o urinário sua quantidade. Pedir portanto que os testes de saliva sejam feitos ás 8h,16h e 23 h .

O corpo possui algumas defesas naturais contra os radicais livres, como as enzimas antioxidantes e a melatonina, capazes de neutralizar parcialmente os radicais livres. Outra forma de defesa vê, de fora e consiste no consumo de vitaminas E e C e o ácido alfalipóico .

Trabalhos científicos demonstraram que o excesso de colesterol ou gordura insaturada incorporada à membrana pode torná-la menos fluida. No entanto, atenção : esse colesterol é aquele produzido pelo Fígado ( LDL ) . O outro padrão de colesterol é resultante daquele que sobrou, que não foi utilizado pelo corpo e se transformou em HDL. Aquele que ficou nos tecidos é a diferença entre um e outro. Daí vem o parâmetro que classifica o HDL como bom colesterol e o LDL como ruim

HDL BOM COLESTROL
LDL RUIM

O colesterol que restou pode se incorporar, em excesso, à membrana neuronal, o que explica o motivo de baixos índices de HDL estarem associados à depressão e aos riscos de suicídio. Entre as causas do HDL baixo poderemos citar fatores genéticos e a resistência à insulina, causados pela falta de exercícios físicos e alimentação inadequada.

PADRÕES DE DEPRESSÃO

Três quadros distintos em relação ao ritmo de cortisol

1) Os que apresentam baixas taxas globais em todos os horários; depressões graves com perda de controle de impulsos, às vezes desencadeados por uma situação de stress muito violento, como um P.O. de grande porte ou a vivência de um trauma ( assaltos, acidentes ). Esses casos podem mostrar resposta ao antidepressivos que aumentam a serotonina, mas também melhoram com a reposição de cortisol ( acetato de hidrocortisona )

2) Os que apresentam perda do ritmo de cortisol à tarde que aumentam ainda mais à noite – quadros caracterizados pelo medo e pessimismo a partir do período da madrugada, interrompendo o sono. Frequentemente em pessoas idosas ou que sofreram grandes decepções, sejam amorosas ou financeiras. Tais pacientes podem piorar com drogas que aumentam a serotonina mas apresentar melhoras com drogas que bloqueiam o receptor 5HT2, anticonvulsivante e lítio.

3) Os que apresentam quedas acentuadas nos períodos da tarde e da noite – mais freqüente, diz respeito a pacientes que vivem situações de estresse das AVDs. Observou-se que nos períodos noturnos ou vespertinos, que agravam as situações de angústia, ocorrem simultaneamente com a queda do cortisol. Esses pacientes são os que apresentam boa resposta às drogas que provocam aumento da serotonina .

O excesso de demanda de cortisol compromete outros sistemas hormonais, como observamos no caso de pessoas cronicamente estressadas cujo nível de hormônios sexuais e de crescimento se apresenta baixo.Isso explica o fato de crianças que vivem sob forte estresse não se desenvolverem adequadamente. Também é comum observarmos o aparecimento de gripes e resfriados após um período de estresse. Isto ocorre porque a ação do cortisol sobre o sistema imunitário é decisiva .


Uma questão de equilíbrio, Sérgio Klepacz 2ª. Edição MG Editores 2006